Quais as quantidades ideias de fibras que devemos comer?

Mas afinal qual a quantidade de fibra que devemos comer por dia?

Uma das questões debatidas por especialistas da área da nutrição é a quantidade e tipo de fibra que deve ser ingerida por dia. Acompanhando alguns utente intolerantes ao glúten esta foi uma questão que sempre me preocupo imenso.

Recentemente saíram algumas novidades científicas nesta área e que deixaram algumas dúvidas no ar sobre a área da alimentação/nutrição saudável. O meu trabalho e propósito com este artigo passo por deixar a opinião que recolhi junto de um conjunto de especialistas que trabalham com o blog Nutrition Facts.

qual-a-ingestão-de-fibra-diária

É quase unânime que a ingestão de fibras dietéticas ajuda a prevenir muitas doenças, nomeadamente AVC (Acidente Vascular Cerebral). Esta convicção foi apontada já há mais de 40 anos pela comunidade científica e tem-se mantido até então.

Nos dias de hoje, também se aponta que a ingestão de fibras de boa qualidade também facilita a prevenção de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, assim como AVC.

 

Algumas referências aos estudos mais recentes sobre a fibra

Os estudos mais recentes continuam a manter a convicção que comer fibra reduz significativamente algumas doenças. Foi apontado que a ingestão de 7 gramas de fibras por dia reduz em cerca de 7% o risco de acidente vascular cerebral. E basta ver que para comer 7 gramas é muito simples, basta comer uma porção de macarrão integral com molho de tomate e maça.

E você deve-se estar perguntando porque isso acontece…Vou tentar resumir de forma simples!

Aparentemente a fibra ajuda a diminuir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Ou então até pode estar associado à qualidade da alimentação, pois as pessoas podem estar a ingerir mais vegetais, menos calorias, menos carne e menos gordura e assim melhorar a digestão. Tudo isto ajuda a diminuir os níveis de inflamação do nosso corpo.

niveis-de-inflamação-no-organismo

Mesmo em situações de alergia a alguns alimentos, como o caso dos utentes celíacos que têm bastante atenção à sua alimentação é importante ter alternativas para uma boa dose de fibras. Por vezes os celíacos ficam bastante assustados com a dificuldade em arranjar fibras saudáveis, mas basta ter em atenção aos vegetais, frutas e frutos secos. Quanto ao pão, fonte de boas fibras é necessário retirar o glúten e basta aprender a fazer receitas de pão em casa e tem o problema resolvido, e se achar que precisa pode consultar aqui e tirar dúvidas.

 

 Veja como pode ser simples repor os níveis de fibra por dia

Acredite que não precisa de muitas quantidades de fibra. Há médicos com especialidade em nutrição que recomendam uma maça por dia ou um quarto extra de brócolos pode se traduzir em alterações significativas na rigidez arterial.

É recomendado que se ingira cerca de 25 gramas de fibra solúvel e 25 gramas de fibra insolúvel na prevenção de doenças mais graves como o AVC.

Recomendo que você deve procurar informação junto de associações cientificas isentas e sem ligação a empresas de produtos alimentares. Muitas vezes os anúncios publicitários fazem-nos acreditar que muitos produtos têm doses ideias de fibras diárias, mas depois estão carregados de açucares refinados que são bastante prejudiciais para a saúde. Recomenda-se muita atenção e espírito critico no momento de selecção dos produtos alimentares.